sábado, 14 de janeiro de 2012

Cores em contraste X cores pastel

Já que estou num mood de cores, assunto dos meus preferidos em moda, percebi "coincidências cromáticas" nos desfiles de verão 2012, tanto aqui no Brasil como no exterior.

Não estou fazendo crítica de moda, apenas mostrando a minha perspectiva sobre o que as passarelas mostraram, até porque temos as ótimas resenhas do FFW e do time da Vogue. Acho incrível a capacidade da moda de conciliar propostas antagônicas: cores intensas, ora em contraste com tons neutros, ora misturadas em color blocking, e cores pastel, em looks totais ou coordenadas entre si, numa mesma temporada.

Phillip Lim, Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho e Marni: Cores intensas X tons pastel

As cores fortes já vinham como forte tendência desde o inverno, no calendário brasileiro, e do verão 2011 gringo. Como esquecer as combinações de roxo + laranja e verde + turquesa do desfile da Gucci naquela temporada? As cores pastel começaram a se destacar no nosso último verão e no último inverno do hemisfério norte, e chegaram para dividir espaço com as cores vibrantes. A paleta mais suave surgiu em diferentes shapes, tanto em looks minimalistas, como o do americano Phillip Lim, ou numa proposta mais ladylike com perfume 50's, como os vestidinhos acinturados de Herchcovitch (amei muito o desfile!).


Looks em tons pastel e cores fortes.

Agora, como isso apareceu nas ruas, que, afinal, é o que conta pra nós, consumidores de moda. Interessante a forma como a mocinha misturou duas nuances de um mesmo tom no top e na calça, em ton-sur-ton, que é a mescla de diferentes tons de uma mesma cor. A combinação deu um ar elegante ao look bem urbano, bem pontuado por acessórios pretos, mas para dar mais leveza à produção, como estamos no auge do verão, optaria por sapato e bolsa em tom nude ou camelo. Dar um up numa dupla básica e curinga da maioria dos guarda-roupas, a camiseta e o shortinho jeans, com uma peça mais clássica num tom pastel, como o blazer rosa pálido, é uma forma hi-lo de aderir às cores lavadas, pois o contraste entre o short e o blazer, mais arrumadinho, dá bossa ao look, que fica a cara do verão com os acessórios em marrom.

O color blocking está no auge, foi a grande tendência de 2011 e tem tudo para continuar bombando 2012 adentro, só que com algumas adaptações. Contrastar uma cor forte com  peças neutras é uma abordagem mais fresca para as cores blocadas, e um bom exemplo é o look da calça amarelo-sol combinada com sobreposição de duas camisas, em branco e em azul claro. As camisas conferem ar mais sofisticado à calça de sarja amarela, ultrapop, e essa combinação é ótima para quem quer uma calça color, mas não quer parecer saída de um clipe do Mika! Kkkk... A mistura de cores mais acesas com outras mais escuras pode ser uma boa pedida para looks de noite, como a camisa azul escura recortada e a saia verde. O recorte já é ousado, então a camisa fechada até o último botão não fica nada careta, especialmente com o maxicolar arrematando o colarinho. O sapato também entra na brincadeira dos blocos, numa cor quente, para contrastar com as cores de fundo frio do look, porém um pouco mais lavada, para não dar aquele efeito "tudo-ao-mesmo-tempo-agora" que espantou alguns do color blocking. 

Incrível como a tecnologia coloca ao alcance de estilistas de diferentes países, com diferentes climas e calendários de coleções, a mesma informação. Isso só representa vantagem, pois a globalização da moda só contribui e facilita a construção dos nossos estilos pessoais e, sobretudo, da identidade do mercado fashion de cada país.

Fotos dos desfiles: FFW e Style.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário