sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tons de vinho

Vinho é uma cor chiquérrima, e não só no inverno. Dá pra usar em qualquer estação tranquilamente, harmonizada com cores mais claras ou mais escuras. Esse look é um bom exemplo de usar vinho no verão: combinar com acessórios neutros, e, pra contrastar com a calça de tecido encorpado, uma camisa leve em rosa pastel, cor-vedete do verão. Pra esquentar do vento frio que ainda bate, pelo menos em BH, uma jaqueta neutra, que também faça um jogo de tons com os acessórios, é elegante e moderna.


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Degradê

Sombras em degradê já não são novidade no arsenal de idéias de make de ninguém, né? Mas os lábios em degradê, apesar de não serem o último grito em maquiagem, não são muito comuns ainda. O risco de ficar com a cara de Mortícia, da cor misturar e não ficar boa... Realmente os lábios multicor precisam de bastante adaptação pra usar no dia-a-dia. Sobrepor texturas, como batom e gloss, ou até um mesmo produto com acabamentos diferentes, dá um efeito de degradê bem discreto, e pra escurecer um pouquinho a cor do batom, passar lápis preto na boca antes funciona. Se é forte ou de leve, depende da ocasião...


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Scarpins à la Jetsons

Uma das melhores lembranças da minha infância é assistir as reprises d'Os Jetsons na hora do almoço, antes de ir pra escola... Amava o vestido trapézio roxo da Jane Jetson! #miniperua E, nesse verão, o futurismo-retrô dos 60's veio com mais toques de modernidade e menos ingenuidade, mais arrojado nas formas. A passarela do Reinaldo Lourenço no último SPFW mostrou isso muito bem, mas as roupas com volumes mais amplos não encantam de cara, mesmo com ótimo efeito de desfile. Então, nada como os acessórios pra darem aquele refresh instantâneo nos looks, como os scarpins que deixaram de ser comportadinhos, com saltos pequenos e ponteiras discretas, e vieram mais modernos, com combinação de cores e contornos de pegada futurista, redesenhando os pés. Bora ter um dia de Jetson girl?

Scarpins Reinaldo Lourenço que as Jetsons amariam

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Linhas gráficas

Não é segredo pra ninguém que sou vintage lover assumida, principalmente quando são referências aos anos 60, que revolucionaram não só as roupas em termos de estilo, mas também a beleza. Os delineadores "gatinho" das comportadas moças dos 50's ganharam novos contornos, mais rígidos, que ultrapassavam as linhas da pálpebra e em cores fortes. Tudo culpa do futurismo, hoje retrô, que dominou os 60. Não precisa ter delineador de mil cores diferentes, basta usar um pincel chanfrado ou bem fino umedecido, com a cor da sombra que quiser. Se quiser caprichar no colorido, pode usar mais uma cor no centro da pálpebra, mas pra destacar o delineado, é bom passar uma sombra neutra. Desperte a Twiggy dentro de você...


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Estranho (?)

"Nossa, que loucura, quem usaria isso?", é o que mais se ouve sobre desfiles de moda. Obviamente que, por trás disso, tem um conceito desenvolvido pelo estilista e por isso as roupas não vão pra arara do mesmo jeito que vemos na passarela. Mas isso é uma das (muitas) provocações que a moda nos faz: afinal, o que é ser/vestir estranho? Usar preto no calor? Usar turbante e não ser árabe? O estranho depende das referências de cada um de nós e, não só em desfiles, mas no cotidiano.

Nick Knight: assustador-encantador

Nick Knight é um mega-fotógrafo de moda, queridíssimo das grandes editoras e marcas. Nick é dono de um trabalho autoral, que marca mesmo os ensaios e campanhas mais comerciais, e é ótimo pra treinar o olhar sobre o estranho. Em suas fotos, os looks absurdos dos desfiles e os cabelos mirabolantes das modelos causam sensação de absurdo, mas ao mesmo tempo encantam pela ousadia natural, nas poses e nas cores. Não que alguém tenha que sair fazendo a GaGa por aí (aliás, Knight é um dos fotógrafos preferidos dela), mas é bom abrir a cabeça e enxergar a idéia e as referências por trás das coisas, seja num editorial ou no porquê daquela menina usar batom vermelho em pleno ônibus.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Make na NYFW

Começou a temporada de desfiles internacionais para o verão 2013, e o start, como sempre, é em Nova York. Antes do apanhado das tendências por aqui, tava fuçando o tumblr e achei essas fotos da beleza do Jason Wu, que foi um dos desfiles mais elogiados até agora. A feminilidade está sempre presente nos desfiles do Jason, e, pro próximo verão do hemisfério norte, ele investiu num fetiche leve. O batom vermelho sóbrio, os olhos discretos com as sombrancelhas bem marcadas e mais grossas tornam a beleza clássica forte, e alertam uma das grandes tendências de beauté, as sombrancelhas nem grossas, nem finas, nem apagadas: a sombrancelha deve harmonizar com os traços do rosto.

 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

There's no crying in fashion

A moda traduz estados de espírito, isso todo mundo sabe. Mesmo sem saber, mandamos recados por ela e, por isso, ao contrário do que os críticos dizem, ela não é uma ditadura, e sim um dos meios mais democráticos de se mostrar. Essa mocinha sabe bem fazer isso: pra dar uma pegada divertida pro look geek chic, ela misturou uma calça florida com a camiseta de frase divertida e os óculos bem nerd. Os modelos skinny estampados são bem tendencinha, mas isso não quer dizer que precisa ser fashion victim pra usar. Open your mind before you open your closet!


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Coletivo BWBB!

Good news! O queridíssimo do Guilherme Pires me escalou pra ser uma das colaboradoras do Coletivo BWBB, blog sobre moda, cinema, design, cultura e outras boas coisas da vida. Nem preciso falar o quanto me senti prestigiada com o convite pra trabalhar com gente tão talentosa! Meus posts por lá devem começar essa semana, e acompanhem a gente também pelo Face. Cheeia de idéias!


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Rosa + verde

Uma das partes mais divertidas de se maquiar, pelo menos pra mim, é poder ousar nas cores. Mesmo que, na maioria esmagadora das vezes, a gente guarde essas ousadias pras festas à fantasia e algumas baladas. Mas acho muito válido usar um batom forte ou uma sombra bem colorida no dia-a-dia, pra levantar o astral e dar um toque no dia das pessoas, tipo olha-aquela-menina-de-delineador-roxo #aloka


Essa combinação de rosa e verde ficou lindíssima, não só pelo contraste das cores como pelos acabamentos diferentes: o delineador é cintilante e o batom, fosco. Acabamentos diferentes são um ótimo jeito de incrementar a maquiagem, e pra destacar eles e as cores, a pele tem que ser muito bem feita, com um blush rosado de leve só pra marcar as maçãs do rosto, com um pouquinho de iluminador no alto das bochechas e no nariz. O traço bem gráfico na raiz dos cílios, mais reto e menos "gatinho", ajuda a modernizar o make, assim como o traço duplo. Quem quiser por mais cor na maquiagem, pode fazer o traço preto com outra cor, que contraste ou não com a cor do outro traço. Bora colorir mais os dias de verão?

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

(sh)it girl

Sempre achei essa coisa de "it-girl" muito válida. Se inspirar em garotas bem posicionadas na moda e na vida faz bem, levanta o astral e mostra que é a atitude que faz a diferença. Mas, como tudo que fica muito popular, acaba cheio de estereótipo, it girl é aquela que é loira, rica e só usa Chanel... Qualquer uma pode ser referencial, isso depende do ponto de vista e, principalmente, de ser fiel à própria personalidade e saber o que te alegra, seja uma bolsa de grife ou um esmalte de dois reais.

Julia Petit mostrando que pra ser uma autêntica it-girl, devemos rir de nós mesmas!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Fresh faced

No calor, com o suor e a oleosidade, o make não segura muito tempo, e os poros sofrem mais, obstruídos pelos produtos. Usar só corretivo é melhor pra pele nas altas temperaturas, mas pra quem não dispensa uma boa cobertura nem com o tempo quente, é bom investir em bases minerais em pó ou em líquidas, mas livre de óleos e à base de água.

Base Avon Extra Lasting, M.A.C Face & Body e Base Mineral em Pó Mary Kay

Escolhi essas três porque já vi referências boas, em tipos de pele diferentes. A Extra Lasting da Avon tem o melhor custo-benefício, tem um preço mais em conta e cobre bem. Não tem óleo na fórmula e conta com pigmentos que uniformizam a cor da pele, com um efeito mais natural. A vantagem é que isso dispensa muitas camadas de base, ao contrário da Face & Body da M.A.C, que é super fininha e não camufla muito bem espinhas e manchas, vai precisar de um pouquinho de corretivo. A Face é pra fazer aquela pele "de bonita", só pra cobrir e dar um brilho, então é bom usar quando a pele tá lisinha. As moças de pele oleosa costumam não gostar do brilho desse produto da M.A.C, mas é só passar um pó de leve nas áreas que brilharem muito. Pras peles oleosas, a melhor opção são as bases em pó, principalmente as que tem minerais na fórmula e agridem menos a pele. Elas também são mais fáceis de controlar a cobertura, que depende de quantas camadas se passa.

Já escolheu a sua pro próximo verão?