terça-feira, 29 de maio de 2012

Sneaker, será?

Gente, não morri! A última semana foi só correria com os trabalhos da faculdade, nas próximas vou terminar de postar MTP (ainda!) e depois Fashion Rio, que acabou de terminar, e SPFW, que começa dia 11 de junho. Nada melhor que uma foto de streetstyle pra sentir o clima do evento, né?


Uma das peças que mais apareceram nos looks do povo "das modas" lá pelo Jockey Club carioca foi o sneaker, aquele tênis com salto embutido que Isabel Marant, estilista francesa descolex, bombou. Eu não gosto, mas amo quando alguém monta um visual cheio de peças tendência sem parecer fabricado, que é o caso dessa moça. A skinny vermelha, a camisa de seda estampada e o sneaker podiam soar forçados, mas a harmonia das cores faz o look ficar muito chic, já que vermelho + preto + branco dão uma sobriedade, mas o vermelho em destaque deixa tudo mais moderno. O sorriso no rosto e a bossa de menina do Rio são aquele toque que, de tão natural, me deixam com vontade de usar sneaker agora... A foto é do fantástico RIOetc, que fotografa os melhores looks de meninas e meninos cariocas. Clique obrigatório!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Violeta

Não existe cor que seja moderna e, ao mesmo tempo, sóbria, como o violeta. Dá um toque de cor e não fica berrante, aí dá pra sair da zona de conforto do preto, chumbo e marinho.

 Violeta + prata + chumbo: infalível

Os tons de roxo/violeta valorizam todas as cores de olho, nem precisa ter esse olho-espetáculo da foto... Pra aumentar o olhar, o truque é passar a sombra prata no canto interno, a cor no meio da pálpebra e o preto no canto de fora, e de preferência bem esfumado, pra dar aquele efeito "olho de gata". Na parte de baixo, só um lápis preto leve pra diminuir o olho e bastante rímel em cima e só o suficiente em baixo, já que o destaque é pra pálpebra móvel. Chique e versátil!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

MTP: Lucas Magalhães, Plural e Aurea Prates

O último dia de desfiles do Preview, 26.04, foi o mais rico em propostas, indo do urbano sexy do Lucas Magalhães até o étnico cheio de vida da Mary Design, que fez um desfile tão incrível que vai ganhar um post só pra ele! Lucas, Plural e Aures Prates abordaram a feminilidade de formas diferentes, todas caminhos fortes para o próximo verão.





Um dos desfiles mais bem desenvolvidos do MTP foi o do Lucas Magalhães. Boa mistura de tecidos e uma proposta de silhueta rígida, mas sem cair no minimalismo, com formas urbanas que privilegiam o corpo. A sobreposição de comprimentos deu movimento aos looks, assim como as produções pontuadas por tops mais justos, como o conjunto de corset curto e calça. As estampas, característica sempre marcantes nas coleções de Lucas, vieram, na maioria, localizadas, na lateral das calças, shorts e vestidos. Os motivos geométricos poderiam virar uma estampa tribal, mas a sobreposição deles deu um toque op art, bem anos 60. Lucas explorou mais modelagens e texturas, a exemplo dos looks incríveis em areia e branco, que sobrepõe tecidos. A paleta de cores teve os onipresentes azul-bic e verde-água, junto com cores de base que apareceram menos, como preto e marrom, além do laranja. Lucas Magalhães mostrou que um jovem estilista pode sair da zona de conforto e fazer uma coleção coesa, sem forçar o "underground".




A Plural apresentou coleção versátil e com muita influência do sportswear. Peças afastadas do corpo e de linhas arredondadas são a marca mais evidente das roupas esportivas, mas a modelagem bem feita e o styling com maxicolares e sandálias anabela dão a dose extra de classe. A silhueta pontuada por volumes, linhas arredondadas e pontos próximos ao corpo também sofistica os looks, e a presença da estampa liberty em alguns looks dá jovialidade à coleção, mas não infantiliza, já que ela foi pincelada e ficou mais moderna. A paleta de azul-bic, laranja e branco é elegante, mas previsível.




Aurea Prates mostrou looks cheios de doçura, saudosos da elegância de outros tempos, mas conectados com o aqui e o agora. As referências pinçadas das mocinhas dos anos 50, como as cinturas marcadas, a calça cigarrette e o comprimento nos joelhos, foram modernizados com recortes nas mangas, casacos com jeito de abrigo esportivo, barra do short arredondada e pedaços da barriga de fora. A renda foi muito bem explorada no desfile, em peças inteiras, como as saias lápis mídi e em aplicações localizadas, em mangas e bainhas. O jogo cromático do desfile foi incrível, começando pelos tons de azul, verde e rosa pastel, passando por essas mesmas cores em tons fortes, como o rosa choque, junto com o laranja e amarelo, até finalizar com  madrepérola enriquecido com aplicações de cristais. Uma mocinha que quer viver a elegância de outrora, mas nos anos 2010.


Fila final da Aurea Prates, liiinda de viver!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

MTP: Jardin e Clair

Os desfiles do dia 26.04 no MTP continuaram se dividindo entre as duas grandes vertentes do próximo verão: feminilidade em foco, seja ela mais romântica ou minimalista.  Os primeiros do dia foram Lucas Magalhães, Jardin e Clair. O desfile do Lucas vem depois, porque a montagem tá muito grande, assim que eu conseguir resolver, posto! #analfabetadigital


A Jardin, da estilista Bárbara Renault, apresentou uma silhueta estruturada, pautada pelas formas dos anos 60, que exploram o corpo em diferentes partes, ora focando os ombros, ora desenhando o quadril em A. Cores que evoluem do pastel para os tons fortes marcaram a cartela cromática, que pontuou o branco, o bege e o areia com verde e azul pastel, além do laranja e do azul marinho bem intensos. A pluralidade da coleção é ótima, com vestidos, saias, calças e shorts, variedade que não faz o styling ficar confuso. As cores blocadas e a modelagem geométrica tornou a mulher da Jardin mais elegante e moderna, sem perder a fluidez característica da marca, provando que a mulher moderna, que precisa de versatilidade no closet, não perde a vontade de ser menina.




Expert em tramas, a Clair mostrou toda essa habilidade no MTP. As texturas sofisticadíssimas encheram os olhos da platéia, como também a misturas das tramas com couro, provando que ele chegou pra ficar nas temporadas de verão.  Sem se pautar em nenhuma grande tendência da temporada e deixando aflorar seu DNA, a estilista Clair Jesus desfilou vestidos longos e curtos em clima de balneário, mas que com os complementos certos, transita com desenvoltura na cidade também. O laranja (de novo!) acende a paleta de cores, que tem como base os neutros, bege e areia. Uma coleção que gera desejo, mas não perde a identidade.



sexta-feira, 11 de maio de 2012

Bonequinha moderna

Tem tanta novidade em maquiagem que a gente nem lembra de como um bom olhão preto tem seu valor... No meio de tantos delineadores coloridos, sombra em mousse, matte, cintilante e mais mil acabamentos, o esfumado salva vidas na pressa!



Olho preto sempre lembra um visual rocker, tipo "não tirei o make da festa de ontem", por isso adorei essa referência mais menina, com um gatinho bem discreto. Pra dar esse efeito "carimbo", meio viscoso, é bom aplicar a sombra preta mais escura do seu nécessaire e, depois, uma camada de lápis preto. O puxadinho pode ser só com a sombra, o lápis costuma borrar mais... Essa foto tem uma dica preciosa pras meninas que querem aumentar o olhar: lápis bege na linha d'água, porque aumenta o contraste do olho e da pele. Rímel pra acentuar os cílios, mas não muuito, porque as pálpebras já destacam bastante. Blush pêssego pra embonecar e batom nude pra não brigar com os olhos. Ousado sem deixar de ser moça...

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Toques pop

A elegância vem bem mais fácil quando apostamos nos clássicos infalíveis, como preto, modelagem estruturada, pérolas. Mas se temos a moda pra ajudar a sair da zona de conforto, por que não?

Cores e caveirinhas: fun!

Vi essas duas meninas andando pelo Expominas durante o MTP e, de cara, o que me chamou atenção foi como a calça color e o bolero de renda formaram uma ótima dupla, já que a cor balanceou o ar austero da renda, e o visual continuou chique por conta da sandália de tiras e a bolsa estruturada. Elas foram andando juntas e aí eu fui reparando como os toques divertidos dos looks direcionaram meu olhar pra elas. Se a moça do bolero de renda usasse a parte de baixo em tons neutros, a peça ia parecer solta tipo "joguei em cima pra não ficar sem graça", assim como o cardigan de caveirinhas moderniza muito mais o pretinho junto com o sapato laranjão. Já falei e não canso de repetir: o barato da moda são os opostos complementares!

terça-feira, 8 de maio de 2012

MTP: Alessa, Fabiana Milazzo e Vitor Zerbinato

Assistir um desfile é um desafio pro olhar... Observar silhuetas, cores, estampas e comprimentos diferentes e achar um fio condutor entre todos esses elementos não é simples, mas é uma delícia. Não tenho pretensão de ser crítica de moda nesse post, vou analisar os desfiles com o olhar sobre moda que construí até hoje, com o que pesquisei e aprendi. No dia 25.04, o Preview teve os desfiles da UMA, e.Store e Patogê, mas não consegui boas fotos #snif Alessa, Fabiana Milazzo e Vitor Zerbinato, as três últimas marcas do dia, apresentaram propostas que, pelo que eu percebi, vão ser as mais certeiras pro próximo verão.



Alessa, carioquíssima, não fugiu às raízes. Comprimentos quase sempre longos, silhuetas amplas e fluidas, soltas ou acinturadas, e estampas que lembram o fundo do mar fizeram uma coleção que é a cara do lifestyle do Rio. A estamparia era feita de conchas que, ao longo do desfile, iam esmaecendo e se transformando em formas abstratas, bem psicodélicas, em fundo preto ou branco, num efeito bem interessante, mas achei que as texturas podiam ter sido mais exploradas, como no longo de estampa metalizada e no tomara-que-caia de camadas, que mistura superfícies furta-cor com outras mais rústicas. Também senti falta do lado mais urbano da Alessa, das camisetas com frases divertidas e dos acessórios gigantes... Só teria a acrescentar à cartela de cores ácidas, com rosa, verde e azul shocking. 




O desfile da Fabiana Milazzo mostrou o forte da estilista: modelagem. Silhueta  sempre próxima do corpo, seja mais ou menos estruturada, cheia de elegância e feminilidade. Fabiana também apostou bastante em texturas, como renda metalizada, paetês, recortes e até aplicação de boquinha, como no primeiro longo da foto. Aliar modelagem primorosa e texturas incríveis enriqueceu a coleção, que como é nitidamente focada em moda festa, poderia cair na mesmice. A inspiração do desfile foram as mulheres das músicas de Chico Buarque, inocentes e sensuais, e essa dualidade foi muito bem explorada na cartela de cores, composta de prata, branco-neve, off-white, vermelho e rosa, como numa descoberta das várias nuances da mulher. A beleza simples, que destacava a pele e os lábios, e os cabelos lisos, privilegiaram as roupas.


Um dos desfiles com mais apuro técnico, de todos os que eu vi, foi o do Vitor Zerbinato. Inspirado pelas profundezas do oceano, o estilista apresentou uma silhueta impecável, em linha A, lembrando rabo de peixe e sempre próxima do corpo. As texturas tiveram ótima evolução do início ao final do desfile, começando com camadas, pontuado com recortes, os dois feitos a laser, e finalizando com paetês foscos arredondados que remetiam às pérolas negras do mar. A cartela de areia, branco, marinho, amarelo e preto mostra bem a transição em direção ao fundo do oceano, e o amarelo e o preto nos looks finais, de moda festa, tradição de Zerbinato, reforçaram o visual deles, mas também  fez destoar dos looks do início. A beleza, com cabelos puxados pra trás com gel e texturas gloss, foi acertada, reforçando a imagem de sereia urbana.

Fila final do Vitor Zerbinato

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Nude + verde turquesa

Fiz uns flagras bem legais no Preview, a maioria de costas, porque a fotógrafa ainda não é muito experiente! #adoro Esse foi o primeiro, e mostra uma boa idéia pra fugir do preto: usar o nude como base pras cores fortes.


O contraste entre a camisa verde turquesa e a saia de tom camelo é elegante e fresca, já que o preto é a primeira escolha na maioria das vezes. Os "nudes" diferentes também dão leveza pro visual, já que o preto pesa um pouco por ser naturalmente austero, e por isso acho que o nude é o "pretinho básico" dos tempos de calor. Outra jogada interessante desse look é a combinação de beges diferentes, na botinha e na saia. Além de diversificar as cores, a ankle deu um ar mais casual, mas que continuou chique, porque equilibrou com a camisa e os acessórios de linhas rígidas, bem gráficos. Modernidade elegante pra todas as horas...

terça-feira, 1 de maio de 2012

MTP: Leveza

Tirei tanta foto no Preview que nem terminei de editar todas ainda, por isso demorei a postar sobre os lounges e desfiles. Esse ano, a direção artística ficou por conta da Mary Arantes, que faz as bijus incríveis da Mary Design, depois de nove edições assinada pelo Ronaldo Fraga. O Minas Trend sempre abre com um desfile misto das grifes que participam do evento, inspirado pelo tema da edição, que nesse verão foi "Leveza".


Não assisti ao desfile, mas pelas peças expostas, deu pra ver que foi fantástico. A idéia de leveza foi bem explorada com as texturas dos mais diferentes materiais, como madrepérola, correntes e também com bordados e efeitos de modelagem, como os babados plissados do vestido longo.  O bonito dessas peças é que elas permanecem leves mesmo com toda a riqueza visual delas, com a mistura das formas e superfícies dos acessórios e das roupas. Pelo jeito, as texturas vão continuar dando as cartas no verão...


O Minas Trend Preview é um evento que antecipa tendências e propostas criativas, mas o business é parte crucial. O Salão de Negócios, onde as marcas vendem as coleções pra multimarcas e até compradores internacionais, é um dos maiores do Brasil. Por isso, acho importante mostrar, nesse post meio "introdutório", a força que o MTP dá pro trabalho de formação profissional e aprendizagem de instituições muito próximas da indústria, como o Senai. O espetáculo dos desfiles e editoriais de moda não existiria sem as fábricas, já que são elas que viabilizam as imagens incríveis que nós desejamos todas as temporadas, por isso é muito importante que os talentos sejam encorajados. Durante o Preview, os alunos do Senai participaram de um concurso de moulage, em que eles moldavam os modelos num lounge e os convidados assistiam, e esses dois foram os que achei mais incríveis.

Essa semana (e um pouquinho da próxima também), vou postar tudo que vi no MTP, mas não se preocupem porque o blog não vai ficar monotemático, vou ir subindo os posts de sempre junto...